Guia para Iniciantes de Ethereum!

Esse guia foi feito para iniciantes no mercado de criptomoedas que desejam se informar sobre a criptomoeda Ethereum e sua poderosa rede blockchain. Boa leitura!

0 53

Este Guia é para você, iniciante de Ethereum!

 

Desde o surgimento do Bitcoin em 2008, o mundo da tecnologia mudou por completo – e junto a ele o mercado econômico também, afinal, a revolução levou às principais carteiras de investimentos opções que vão muito além das tradicionais ações.

 

Seguindo essa mesma tendência, em 2015 surgiu o Ethereum, uma plataforma descentralizada que permite o desenvolvimento de aplicações descentralizadas e negociações de ativos financeiros específicos, tudo em uma potente rede denominada blockchain.

 

No entanto, como a tecnologia funciona e o que a difere do Bitcoin e das demais criptomoedas que estamos acostumados?

 

Este é o guia para iniciantes do Ethereum e nele você irá descobrir tudo isso e muito mais. Confira!

 

 

O que é o Ethereum?

 

 

Junto ao Bitcoin, surgiu uma tecnologia chamada blockchain, possibilitando o desenvolvimento de sistemas descentralizados, ou seja, que não pertencem a nenhuma empresa, banco ou órgão central. A rede é excepcionalmente formada e gerida por pessoas, que precisam apenas ter o maquinário específico para participar da rede.

 

A rede permite o armazenamento de dados e informações em uma cadeia de código aberto, descentralizada e pública, que torna registros mais transparentes e seguros, evitando fraudes. Foi dentro desse sistema que Vitalik Buterin, criador do Ethereum, enxergou uma oportunidade.

 

A rede Ethereum é considerada uma espécie de evolução da cadeia de blockchain. No projeto, o programador responsável pelo desenvolvimento da plataforma identificou uma possibilidade muito maior para esse sistema.

 

Então, ele ampliou o que era somente uma cadeia de armazenamento para uma rede muito maior, onde é possível desenvolver aplicações descentralizadas, realizar transações e ainda executar contratos inteligentes. 

 

Assim, o Ethereum se desenvolveu de uma simples plataforma para um sistema amplo, como uma espécie de “supercomputador”, que possui a sua própria criptomoeda (ETH) e oferece uma série de ferramentas para os usuários que desejam programar com o sistema.

 

 

Como o Ethereum funciona?

 

Um Guia sobre o Ethereum!
Um Guia sobre o Ethereum!

 

Em linhas gerais, o Ethereum é uma plataforma que utiliza a rede blockchain para oferecer suporte para usuários na hora de desenvolver programações descentralizadas – os famosos DApps –, e executar contratos inteligentes e realizar transações dentro do sistema com a moeda da rede, o Ether (ETH).

 

A plataforma é utilizada para a compra de poder computacional, ou seja, ferramentas para auxiliar programadores na criação de aplicações descentralizadas, através da moeda de troca da rede. 

 

Dessa forma, empresas e usuários são capazes de lançar tokens na blockchain Ethereum que, por sua vez, podem representar uma série de bens ou serviços, desde ativos financeiros e moedas fiduciárias até imóveis, por exemplo. 

 

Ao todo, há uma grande variedade de opções para os usuários da rede Ethereum. Além da programação de DApps, também é possível executar contratos inteligentes e realizar transferências sem a presença de um intermediário, o que torna o processo de negociação mais simples e otimizado.

 

O Ether (ETH) é um dos ativos financeiros mais populares do mercado e só fica para trás do clássico Bitcoin, sendo a 2ª moeda mais negociada e capitalizada do mundo.

 

As transações de Ether realizadas na rede Ethereum podem ser consultadas em tempo real pelo site: etherscan.io. O Etherscan funciona como uma especie de mapa da Blockchain em tempo real, que contém todas as transações de Ethereum – as pessoas enviando e recebendo moedas em suas carteiras.

 

 

Onde extrair mais informações sobre o Ethereum?

Ethereum: uma rede descentralizada que executa Contratos Inteligentes!
Ethereum: uma rede descentralizada que executa Contratos Inteligentes!

 

Alguns textos publicados anteriormente podem te dar um norte sobre a criptomoeda Ethereum: o que é, como utilizar a rede Blockchain do Ethereum para criar Contratos Inteligentes, Aplicações Descentralizadas e muito mais informações que comprovam que o Ethereum vai muito além de uma simples criptomoeda. Para saber mais e incrementar os seus estudos sobre o Ethereum, leia os conteúdos nos links:

O que é Ethereum;

Faça Contratos Inteligentes com o Ethereum;

Você sabe o que é Ethereum DApp?

O que é a Tokenização no mundo das Criptomoedas?

 

Com base nisso, para quem deseja investir, seja em Ethereum ou em Bitcoin, a Braziliex é uma ótima opção. A exchange conta com uma grande variedade de criptomoedas em seu portfólio e oferece todo o suporte necessário para novos investidores. Saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.