Guia para Iniciantes de Ethereum!
Esse guia foi feito para iniciantes no mercado de criptomoedas que desejam se informar sobre a criptomoeda Ethereum e sua poderosa rede blockchain. Boa leitura!
Este Guia é para você, iniciante de Ethereum!
Desde o surgimento do Bitcoin em 2008, o mundo da tecnologia mudou por completo – e junto a ele o mercado econômico também, afinal, a revolução levou às principais carteiras de investimentos opções que vão muito além das tradicionais ações.
Seguindo essa mesma tendência, em 2015 surgiu o Ethereum, uma plataforma descentralizada que permite o desenvolvimento de aplicações descentralizadas e negociações de ativos financeiros específicos, tudo em uma potente rede denominada blockchain.
No entanto, como a tecnologia funciona e o que a difere do Bitcoin e das demais criptomoedas que estamos acostumados?
Este é o guia para iniciantes do Ethereum e nele você irá descobrir tudo isso e muito mais. Confira!
O que é o Ethereum?
Junto ao Bitcoin, surgiu uma tecnologia chamada blockchain, possibilitando o desenvolvimento de sistemas descentralizados, ou seja, que não pertencem a nenhuma empresa, banco ou órgão central. A rede é excepcionalmente formada e gerida por pessoas, que precisam apenas ter o maquinário específico para participar da rede.
A rede permite o armazenamento de dados e informações em uma cadeia de código aberto, descentralizada e pública, que torna registros mais transparentes e seguros, evitando fraudes. Foi dentro desse sistema que Vitalik Buterin, criador do Ethereum, enxergou uma oportunidade.
A rede Ethereum é considerada uma espécie de evolução da cadeia de blockchain. No projeto, o programador responsável pelo desenvolvimento da plataforma identificou uma possibilidade muito maior para esse sistema.
Então, ele ampliou o que era somente uma cadeia de armazenamento para uma rede muito maior, onde é possível desenvolver aplicações descentralizadas, realizar transações e ainda executar contratos inteligentes.
Assim, o Ethereum se desenvolveu de uma simples plataforma para um sistema amplo, como uma espécie de “supercomputador”, que possui a sua própria criptomoeda (ETH) e oferece uma série de ferramentas para os usuários que desejam programar com o sistema.
Como o Ethereum funciona?

Em linhas gerais, o Ethereum é uma plataforma que utiliza a rede blockchain para oferecer suporte para usuários na hora de desenvolver programações descentralizadas – os famosos DApps –, e executar contratos inteligentes e realizar transações dentro do sistema com a moeda da rede, o Ether (ETH).
A plataforma é utilizada para a compra de poder computacional, ou seja, ferramentas para auxiliar programadores na criação de aplicações descentralizadas, através da moeda de troca da rede.
Dessa forma, empresas e usuários são capazes de lançar tokens na blockchain Ethereum que, por sua vez, podem representar uma série de bens ou serviços, desde ativos financeiros e moedas fiduciárias até imóveis, por exemplo.
Ao todo, há uma grande variedade de opções para os usuários da rede Ethereum. Além da programação de DApps, também é possível executar contratos inteligentes e realizar transferências sem a presença de um intermediário, o que torna o processo de negociação mais simples e otimizado.
O Ether (ETH) é um dos ativos financeiros mais populares do mercado e só fica para trás do clássico Bitcoin, sendo a 2ª moeda mais negociada e capitalizada do mundo.
As transações de Ether realizadas na rede Ethereum podem ser consultadas em tempo real pelo site: etherscan.io. O Etherscan funciona como uma especie de mapa da Blockchain em tempo real, que contém todas as transações de Ethereum – as pessoas enviando e recebendo moedas em suas carteiras.
Onde extrair mais informações sobre o Ethereum?

Alguns textos publicados anteriormente podem te dar um norte sobre a criptomoeda Ethereum: o que é, como utilizar a rede Blockchain do Ethereum para criar Contratos Inteligentes, Aplicações Descentralizadas e muito mais informações que comprovam que o Ethereum vai muito além de uma simples criptomoeda. Para saber mais e incrementar os seus estudos sobre o Ethereum, leia os conteúdos nos links:
Faça Contratos Inteligentes com o Ethereum;
Você sabe o que é Ethereum DApp?
O que é a Tokenização no mundo das Criptomoedas?
Com base nisso, para quem deseja investir, seja em Ethereum ou em Bitcoin, a Braziliex é uma ótima opção. A exchange conta com uma grande variedade de criptomoedas em seu portfólio e oferece todo o suporte necessário para novos investidores. Saiba mais!