Como funciona o Ethereum?

Você sabe como funciona o Ethereum? Neste texto falaremos sobre o que consideramos a evolução da tecnologia blockchain e como se dá o seu funcionamento.

0 48

Você já procurou saber como funciona o Ethereum? Já conhece como é o mecanismo da plataforma Ethereum? Para os investidores mais assíduos, essas perguntas não são mais novidade. Há anos a plataforma se estabeleceu no mercado, colocando a criptomoeda Ether (ETH) no topo da lista de moedas mais populares e negociadas do mundo.

 

Considerado a evolução da tecnologia blockchain, o Ethereum transformou a forma como o mundo via a criptografia e a cadeia de blocos criada pelo Bitcoin, estabelecendo, então, uma plataforma de código aberto, inteiramente descentralizada e feita para possibilitar a criação de aplicativos descentralizados.

 

A rede Etherem também permite a execução de contratos inteligentes e até mesmo as negociações de ativos, visando sempre a transparência das operações, o funcionamento ininterrupto da rede e, também, a segurança e privacidade dos usuários.

 

Mas, antes de entender sobre a tecnologia e rede blockchain, vamos entender melhor o conceito e como funciona o Ethereum.

 

 

O que é Ethereum?

Em linhas gerais, o Ethereum é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto, baseada na tecnologia blockchain do Bitcoin, que visa a transparência das transações e a descentralização do poder de movimentação de valores.

 

Diferente de muitos sistemas pertencentes à empresas e instituições, o Ethereum não possui ligação com nenhuma organização centralizada, configurando-se, portanto, como uma rede descentralizada, onde os usuários têm liberdade para navegar, sem que haja censura ou problemas causados por uma estrutura hierarquizada.

 

 

Criado por Vitalik Buterin em meados de 2015, o objetivo da plataforma é democratizar a internet, eliminando os intermediários das operações, assim, dando controle para os usuários e desenvolvedores. 

 

A rede usa como combustível o Ether, que atualmente, é um dos criptos mais capitalizados do mundo. No Brasil, é possível comprar e vender Ethereum com Reais, basta buscar por uma corretora de negociações que comercialize o Ethereum, como por exemplo a Braziliex.

 

Sua criação foi feita por meio de uma ICO que gerou mais de U$ 18 milhões para o desenvolvimento da plataforma, pouco tempo depois do lançamento do White Paper prevendo a ascensão da nova tecnologia.

 

 

Como funciona o Ethereum e a sua tecnologia?

Enquanto a blockchain do Bitcoin é utilizado para registrar as transações e a contagem de moedas referentes ao ativo, o Ethereum propõe a evolução dessa tecnologia, abrindo portas para a descentralização não só de criptos mas também de aplicações.

 

Nesse sentido, através da plataforma é possível criar aplicativos de código aberto, adotando diferentes linguagens de programação, desde Java a C++. 

 

O foco da rede está em eliminar intermediários, de modo a permitir que o sistema se auto sustente. Assim, se por um lado as aplicações tradicionais precisam de locais como a Play Store, do Google, para o armazenamento e distribuição de programas, os apps criados na Ethereum não necessitam de um vínculo com outras plataformas, caracterizando-se, portanto, como aplicativos descentralizados.

 

Como funciona o Ethereum?
Como funciona o Ethereum?

 

A rede é formada por milhares de voluntários, que aplicam as normas de consenso do sistema e garantem o fluxo do Ethereum. Chamado de “nós”, os voluntários asseguram a honestidade da rede e, em troca, recebem recompensas em Ether, por meio do processo de mineração.

 

O Ethereum é uma rede vasta, repleta de funções para os usuários. Visando a descentralização e a democratização da web, a plataforma representa o futuro do blockchain. Informações adicionais sobre funcionamento do Ethereum, incluindo questões técnicas de sua rede, podem ser adquiridas no portal oficial do Ethereum, acessível pelo link: ethereum.org

 

Essa informação foi importante para você? Deixe o seu comentário com dúvidas, vamos entrar em contato para ajudar!

 

Saiba mais sobre a Ethereum no “Guia Completo Ethereum: O que é, para que serve, como negociar?” da Braziliex.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.