O que é HODL no mundo das criptomoedas?

Conheça a estratégia de "HODL" das criptomoedas e decida se é ou não uma boa estratégia de Trading para você. HODL pode ser aplicado ao Bitcoin e Altcoins!

0 81

A estratégia de segurar criptomoedas, também conhecida como HODL (hodling), tornou-se muito conhecida no mercado. Não, você não leu errado! Vamos realmente falar do HODL. Te explicamos a curiosidade do termo escrito erroneamente a seguir.

 

Tenha em mente que HODL, no mundo das criptomoedas, é o mesmo que HOLD. Buy and Hold é uma estratégia de investimento de longo prazo. “Buy” significa “Comprar”. “Hold” significa “Manter”.

 

Diferente das outras estratégias, Buy and Hold se caracteriza por comprar uma criptomoeda e manter em sua carteira, independente dos preços e das atuais condições do mercado. O final de um Trading na estratégia Buy and Hold pode levar anos, pois o que leva o Trader a criar uma posição compradora é, normalmente, acreditar que está investindo em um bom projeto a longo prazo, com alto potencial de valorização no futuro.

 

Para analisar a criptomoeda nesta estratégia, o Trader olhará para aspectos fundamentalistas, como a segurança da rede, a usabilidade no dia a dia das pessoas, a quantidade de moedas existentes, como se dá o funcionamento das transações através da rede Blockchain e etc. Buy and Hold normalmente é aplicado visando a construção de patrimônio.

 

Isso se deve ao fato de ter inúmeras vantagens para investidores que não gostam de volatilidade ou preferem negociar muito pouco moedas virtuais. Neste artigo, compartilharemos com você o que é HODL e algumas das suas vantagens e desvantagens.

 

Após ler este artigo até o fim, você entenderá se esta é ou não uma boa estratégia para você.

 

 

O que é HODL?

 

O que é HODL no mundo das criptomoedas?
O que é HODL no mundo das criptomoedas?

 

Fazer HODL no universo das criptomoedas, significa não negociar e manter as criptos guardadas, sem preocupação com a volatilidade diária do mercado.

 

Mas, por qual motivo muitos negociadores fazem isso? Bom, de acordo com alguns holders, vale a pena segurar as criptomoedas porque elas atingirão níveis de valorização astronômicos no futuro ao tomar o lugar das moedas fiduciárias tradicionais.

 

Além disso, existem padrões de alta e baixa no mercado de Bitcoins e Altcoins. Esses padrões se repetem de tempo em tempos, dessa forma, alguns investidores preferem comprar em períodos de baixa cotação e esperar, tranquilamente, os padrões históricos de alta para vender.

 

Dessa forma, os holders seguram as negociações e vendem apenas em períodos estratégicos.

 

 

Quando essa expressão surgiu?

 

O termo HODL, usado no universo das criptomoedas,  se assemelha bastante com a palavra em inglês “HOLD”, que significa “segurar, manter”. E isso não é à toa. Foi justamente da palavra que representa o ato de segurar algo na língua inglesa que a expressão HODL surgiu.

 

Na verdade, o vocábulo é resultado de um erro de digitação em um post no fórum BitcoinTalk.

 

Ao fazer uma publicação reclamando de suas habilidades como trader, o usuário GameKyuubi, acidentalmente, utilizou o termo “hodlar”, referindo-se ao feito de segurar suas moedas para evitar os impactos da volatilidade da moeda naquele momento – no dia, o Bitcoin havia caído de 876 dólares para 455 dólares.

 

A postagem ficou famosa no fórum e, assim, o conceito de HODL foi criado.

 

 

Outras expressões do universo das criptomoedas

 

HODL não é o único jargão no universo das criptomoedas, existem muitos outros. Porém, três deles são muito usados no dia a dia. São eles:

 

1. Bear

Um mercado “bear” é um período sustentado de tempo caracterizado por movimentos de queda perceptíveis.

 

Quando falamos sobre um mercado de criptomoedas em baixa, estamos nos referindo a uma situação marcada pela cautela e pessimismo, onde os negociadores estão muito mais propensos a vender do que comprar.

 

 

2. Whale

O termo “whale”, significa baleia em inglês e é uso para se referir a indivíduos ou entidades que detêm grandes quantidades de moedas digitais. Temidos e admirados em igual medida, assim como os gigantescos mamíferos marinhos, as baleias do mercado de criptomoedas se movem no mercado causando ondas a cada manobra.

 

Porém, vários indivíduos segurando grandes quantidades de criptomoedas pode ser algo problemático para o mercado. Com a descentralização, as baleias poderiam ter influência suficiente para mover o mercado em sua direção preferida, cruzando os limites de autoridade.

 

 

3. Rekt

Rekt está escrito incorretamente, assim como HODL. Rekt é uma abreviação derivada da palavra em Inglês “wrecked”. O termo Rekt refere-se a uma pessoa que viu seu portfólio diminuir devido à quedas da moeda.

 

 

Vantagens e Desvantagens de Holdar

Holdar é uma estratégia de longo prazo e, assim como qualquer outra, possui vantagens e desvantagens que dependem de fatores como: adoção da moeda, poder de processamento da rede, número de transações por dia, cenário econômico, engajamento da comunidade e outros.

 

Para te ajudar a entender melhor, listamos abaixo a principais vantagens de desvantagens do HODL. Veja:

 

 

1ª vantagem: participe do mercado de criptomoedas sem esforço e estresse

Seguindo a estratégia de holding, você será capaz de reduzir o estresse ao comprar e vender BTC ou outras criptomoedas.

 

Este é um dos principais benefícios de holdar. Ao adquirir criptomoedas para longo prazo, não é preciso se preocupar em comprar e vender o tempo todo, pagar taxas, analisar muitas métricas ou outras atividades demoradas. 

 

Essa estratégia de investimento passivo tem funcionado para os investidores não apenas no mercado de criptomoedas, mas também nos mercados tradicionais.

 

Porém, você precisa ter certeza de que os fundos estão protegidos em uma carteira de hardware e longe do alcance de malwares e pessoas mal intencionadas. Contanto que você mantenha suas chaves privadas, é possível esperar o tempo que quiser para vender os fundos, sem fazer esforço para manter suas criptos guardadas. 

 

 

2ª vantagem: obter Bitcoin por custo médio do dólar

A estratégia de obter Bitcoins a um custo médio em dólar pode ser incluída dentro do holding.

 

Com essa estratégia, os usuários terão a possibilidade de adicionar fundos à sua carteira Bitcoin diariamente, semanal ou mensalmente, sem necessariamente vendê-los.

 

Dessa forma, é possível pensar em uma estratégia de longo prazo protegendo-se de precisar comprar grandes quantidades de criptomoedas quando o preço estiver no pico.

 

 

1ª desvantagem: pode ser menos lucrativo do que a negociação ativa

A negociação ativa pode oferecer melhores resultados aos investidores. Muitos defendem que os investidores podem obter melhores resultados analisando os gráficos diariamente ou semanalmente para negociar nos melhores momentos, em vez de mantê-los parados ao longo do tempo.

 

Se você vir que o mercado está atingindo um pico (como em 2017, quando o Bitcoin atingiu mais de US $ 19.000), a melhor ideia não seria continuar segurando, mas vender perto da alta. Isso lhe daria melhores resultados do que manter os ativos retidos durante vários anos sem ser capaz de recuperar os fundos investidos.

 

No entanto, como mencionamos antes, isso exigirá que o investidor dedique mais tempo diário em comparação com uma estratégia de holding.

 

 

2ª desvantagem: risco de perder seus fundos

Muitos traders nem mesmo se lembram de onde deixaram seus fundos. Alguma pessoas acreditam que podem ter acesso à sua carteira de forma simples e prática, porém, de repente percebem que perderam suas chaves privadas.

 

Isso é algo que acontece mais vezes do que podemos imaginar e, certamente, é altamente prejudicial para a vida financeira de uma pessoa.

 

É de fundamental importância seguir uma boa estratégia de retenção para controlar sua carteira. Faça pequenas transações para ver se tudo funciona como deveria e mantenha seus fundos devidamente armazenados com as respectivas chaves privadas.

 

Desta forma, a estratégia de negociação de holding torna-se mais eficiente e evita erros indesejados. Apesar dos efeitos positivos de uma estratégia de retenção, lembre-se de sempre ter backups de segurança de suas chaves privadas e das carteiras.

 

Saiba mais sobre o universo dos criptos em: 10 perguntas frequentes sobre criptomoedas!

 

Neste artigo, compartilhamos com você o que é HODL e quais são as principais vantagens e desvantagens da estratégia de hodling para criptomoedas.

 

O HODL pode ser uma boa estratégia para muitos usuários, mas não uma estratégia ideal para todos traders e investidores. Tudo depende de quais são as suas metas e em quanto tempo deseja recuperar o investimento. 

 

Conheça mais sobre outras estratégias de trading de criptomoedas:

 

Ao decidir a melhor estratégia de negociações para você, conte com a Braziliex para comprar e vender criptomoedas com a maior segurança e agilidade! Abra sua conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.