Qual a relação entre Blockchain e Marketing Digital?

A tecnologia Blockchain e o Marketing digital podem ser bons aliados. Entenda a relação neste artigo!

77

A era digital chegou para todos.

Todos os dias vemos pessoas em seus celulares e somos perseguidos por anúncios nas redes sociais. Em todos os momentos fazemos uso da tecnologia e contamos com ela para facilitar e otimizar as tarefas do dia a dia. Com base nisso, nossas ferramentas surgem o tempo todo e precisamos nos adaptar a elas.

Sendo assim, separamos aqui tudo sobre a relação entre Blockchain e Marketing Digital. Dessa forma, será possível entender mais sobre essa ferramenta e a usabilidade dela em seu negócio. Acompanhe!

 

O que é Blockchain

Blockchain pode ser definido como um conceito de arquitetura de dados que pode ser aplicado em diversos tipos de transações. Se trata de um registro público de transferências, garantindo segurança e eficiência por meio da criptografia.

Embora o Blockchain não seja exclusivo para transações financeiras, esse é seu meio mais utilizado. Sendo assim, vale entender seu uso com as moedas virtuais e como ele se popularizou com o bitcoin.

Como sabemos, o bitcoin se trata de uma criptomoeda usada para pagamentos virtuais ou investimentos financeiros.  A principal diferença dela e de uma moeda comum é que no bitcoin não existe uma regularização do Estado. Os usuários podem negociar entre si através de um sistema chamado Peer to Peer, também conhecido como P2P.

O sistema que faz acontecer essas transações é justamente o Blockchain. De forma livre, pública e compartilhada, as movimentações acontecem seguramente.

Vantagens de desvantagens do Blockchain

Tendo em mente o funcionamento desse sistema, é preciso entender também seus benefícios e pontos negativos. Assim, fica evidente se o investimento para implantação vale a pena dentro do seu negócio.

Vantagens

Tratando-se dos pontos positivos do Blockchain, torna-se evidente que o principal é a segurança. Por ser um sistema que independe de terceiros, é possível garantir o sucesso de todas as transações.      

Problemas com demora de transferência de valores por conta do banco ou números errados podem ser esquecidos. A grande vantagem é ter certeza que a quantia enviada chegará, independente de fatores externos.

Desvantagens

Bem como qualquer outra ferramenta online, essa também possui suas desvantagens. A principal do Blockchain é que, por a plataforma estar ainda no começo, tem muito a evoluir. Ainda pouco conhecida, é difícil encontrar usuários que sejam adeptos, sendo assim, o uso ainda não é comum.

Isso impossibilita as transações e precisa de um investimento para que seja implementada.

No entanto, vale destacar que o Blockchain está em constante aprimoramento e expansão. Dessa forma, presume-se que ele veio para ficar e ainda ajudará muito na sua empresa.

A relação do Blockchain com o Marketing Digital

Sabendo quais são as definições, como funciona e as vantagens e desvantagens do Blockchain, vale descobrir também como ele se relaciona com o Marketing Digital. Afinal, é evidente que essas duas tendências do mercado têm muito em comum e podem, de fato, caminhar juntas.

Em primeiro lugar, é preciso saber que a tecnologia implementada no Blockchain é revolucionária. Através dela, o intermédio de terceiros torna-se desnecessário e as transações comerciais muito mais pessoais e eficientes.

Tratando-se de Marketing Digital, sabemos que os intermédios são comuns em todas as áreas. Por exemplo, ao adquirir um anúncio, utilizamos o Google Ads. No Facebook ou no Instagram, outras plataformas similares. Ademais, ao fazermos compras, utilizamos intermediários bancários para fazer a transação.

Agora, já pensou se pudesse comprar anúncios ou desenvolver demais ações sem precisar de nenhum terceiro? Se conseguisse se conectar diretamente com o dono do site que tem espaço para anúncios e fazer a negociação?

Essa é a vantagem que o Blockchain proporciona ao Marketing Digital. Através dele a negociação é direta e os valores, automaticamente, podem baixar. Sendo assim, de maneira fácil, rápida e segura torna-se possível otimizar o tempo e as ações dentro da web.

As mudanças que o Blockchain pode causar no Marketing Digital

Sabendo de tudo isso, é fato claro que o Blockchain veio para ficar a andar de mãos dadas com a publicidade online. A facilidade é muita, no entanto, os benefícios vão bem além dela e impactam também outros fatores.

Pensando de maneira rápida e objetiva, se contratamos serviços modernos e atingimos objetivos através deles, porque continuaríamos pagando de um jeito antigo?

Em um futuro bem próximo, não é utópico pensar que o Blockchain se tornará o principal meio de pagamento por Marketing Digital. Se tratando de um serviço online, é evidente que faz muito mais sentido utilizar as criptomoedas.

Ademais, também existe o fato de que muitos dos negociantes de Marketing estão no exterior. Dentro desse contexto, as transferências para envio e recebimento são bem mais complicadas e possuem taxas altas.

Utilizando as transações do Blockchain, a negociação é realizada de maneira rápida, direta e sem pagamentos de faturas abusivas.

Outro fator importantíssimo e revolucionário é a certeza de que os cliques recebidos no anúncio são reais. Muitas vezes o serviço de propaganda é contratado e as estatísticas são excelentes, mas não produzem frutos reais.

Isso se deve ao grande número de bots e fazendas de cliques utilizadas por alguns anunciantes. Sendo assim, os cliques recebidos não são orgânicos, muito menos verdadeiros e benéficos ao contratante.

Com a utilização do Blockchain, esse é um problema facilmente resolvido. Já que a veiculação e contração de anúncios pode ser acompanhada na rede, ambas as partes têm acesso a ela. Sendo assim, tem-se muito mais segurança e confiabilidade nos serviços realizados.

No entanto, vale ressaltar que o uso dessa ferramenta e benefícios citados só se tornará viável a partir do momento que mais empresas se tornarem adeptas das criptomoedas. Sem isso, as transações se tornam inviáveis e as vantagens não poderão ser aproveitadas por nenhuma das partes.

Com base nisso, conclui-se que investir em bitcoins e começar a divulgação desse meio para seus parceiros é uma atitude revolucionária. Afinal, a adaptação da ferramenta é simples e pode trazer benefícios para todos os seus usuários.

Ademais, com a evolução da plataforma, com toda a certeza os pontos positivos se tornarão ainda maiores. Aposte na tecnologia e comece hoje mesmo os investimentos nesse novo sistema!

Comentários estão fechados.