Quem são os Mineradores de Bitcoin?

Os mineradores de Bitcoin tornam a rede da criptomoeda sustentável, mantendo-a ativa o tempo todo. Neste texto você vai conhecer mais sobre os mineradores!

0 34

Você sabe de onde vem os Bitcoins? 

 

A fim de tornar a rede de criptomoedas sustentável, o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, desenvolveu um sistema de mineração, onde os usuários seriam os responsáveis pela emissão de novas moedas do ativo financeiro digital.

 

Foi assim que as pessoas que trabalham com esse tipo de serviço ganharam o nome de mineradores de Bitcoin. O nome faz alusão ao processo de mineração do ouro.

 

Os mineradores são responsáveis por uma das funções mais importantes da rede: emitir novas moedas, aprovar as transferências de uma carteira a outra e tornar o fluxo da criptomoeda sempre constante, com a circulação de mais unidades no mercado, estimulando a economia e a cotação do Bitcoin. 

 

Mas, como os mineradores trabalham? E, principalmente, como a mineração funciona?

 

Entender esses conceitos pode parecer difícil no primeiro momento, no entanto, quando você compreende o universo das criptomoedas isso se torna muito mais acessível – e fácil de investir. Confira!

 

 

Mineração de Bitcoin

 

Quem são os Mineradores de Bitcoin?
Quem são os Mineradores de Bitcoin?

 

O principal intuito da mineração de Bitcoin é tornar a rede sustentável e autônoma, sem a necessidade de ter um órgão regulador ou instituição financeira no controle, determinando e gerindo a emissão de novas moedas.

 

Assim, Nakamoto propôs um projeto que funcionasse de forma descentralizada, onde os responsáveis pelo fluxo do ativo financeiro fossem, essencialmente, os usuários. Contudo, para que o sistema operasse corretamente, seria necessário ter computadores ligados 24h por dia.

 

Logo, a mineração da moeda foi pensada como uma maneira de recompensa, que seria entregue àqueles que realizassem a auditoria das transações de BTC. Entretanto, o que isso significa?

 

Em linha gerais, os mineradores de Bitcoin são responsáveis por acrescentar e transmitir novos blocos de transações na rede e, ao fazerem isso, eles são recompensados com novas moedas. Portanto, os Mineradores de Bitcoin são pessoas que colocam suas máquinas de mineração para que a rede Bitcoin funcione devidamente.

 

 

Mas, então, como isso funciona?

 

Para auditar os blocos de transações, os mineradores de Bitcoin precisam encontrar funções matemáticas que sejam compatíveis aos blocos anteriores, ou seja, que resolvam o quebra-cabeça e permitam a adição dos novos.

 

Essa função é conhecida como Hash e requer cálculos complexos – o que torna o trabalho dos mineradores de Bitcoin um pouco complicado.

 

Dessa forma, os profissionais que trabalham com mineração emprestam seu poder computacional, disponibilizando máquinas para que os problemas matemáticos sejam solucionados e, assim, liberam os blocos de transações, contendo todas as movimentações realizadas na rede do Bitcoin: todas as moedas que saíram de determinadas carteiras e foram transferidas para outras carteiras de Bitcoin.

 

Com isso, ao resolver um desses quebra-cabeças, os mineradores de Bitcoin são recompensados com novas moedas, aumentando o fluxo de unidades em circulação.

 

Todavia, o Bitcoin possui uma quantidade limite de unidades (21 milhões de Bitcoins), que podem ser emitidas, portanto, a cada quatro anos o número de recompensas diminui, em um evento chamado de Halving.

 

 

Função dos mineradores de Bitcoin

 

Os mineradores de Bitcoin são agentes que tornam a rede da criptomoeda sustentável, mantendo-a ativa o tempo todo a fim de conseguir, no final, recompensas em moedas. A ação dos mineradores de Bitcoin é fundamental, pois sem eles não há mais emissão de novas moedas, o que aumenta a escassez do ativo e faz com que não exista mais  o fluxo de circulação do criptoativo. 

 

No entanto, para embarcar nessa profissão, é preciso ter suporte, bem como todos os equipamentos necessários para fazer a rede funcionar. O maquinário para a atividade de mineração de Bitcoin é específico e muito mais potente que as máquinas comumente usadas. 

 

Você pode se aprofundar sobre os detalhes da mineração em nosso texto “O que é mineração?”

 

Quer saber mais sobre o mundo das criptomoedas? Então conheça a Braziliex, uma das maiores exchanges do Brasil, especialista em BTC e outras criptomoedas – o lugar ideal para você começar a sua jornada no mercado financeiro! 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.