O que é mineração de Bitcoin?

Qualquer pessoa com um bom computador pode ser minerador de Bitcoin e Altcoins. Conheça os prós, contras e a importância da mineração de Bitcoin!

0 800

O que é mineração de Bitcoin?

 

Se você é um trader experiente ou um novato investidor se aventurando no mundo das criptomoedas, uma coisa é certa: você com certeza ouviu ou ainda vai ouvir o termo “mineração”. Pensou em ouro ou outras pedras preciosas? Então está no caminho certo.

 

Afinal, a mineração de Bitcoin ou Altcoins tem basicamente o mesmo objetivo, que é o de gerar e inserir novas moedas no mercado. Para entender melhor, vamos voltar ao conceito de Blockchain.

 

O grande diferencial da tecnologia é a criptografia e o registro de dados nos blocos de forma segura, pública e inviolável. Para tanto, esse processo precisa ser verificado a fim de atestar sua autenticidade.

 

É aqui que começa o trabalho dos mineradores.

 

O que é mineração de Bitcoin?
O que é mineração de Bitcoin?

 

 

Como é feita a mineração de Bitcoin?

 

Por meio de softwares específicos e alto poder de processamento, os mineradores precisam encontrar o que chamamos de hash (chave da criptografia de cada bloco) e realizar o registro de cada transação. Isso é feito por meio da resolução de cálculos complexos que, quando solucionados, têm seus resultados publicados e o responsável por desvendar essa equação é recompensado pelo esforço com criptomoedas – e é isso que torna a mineração tão atrativa.

 

Para facilitar o entendimento da mineração de Bitcoin, podemos fazer uma analogia com um quebra-cabeças. O Blockchain oferece um quebra-cabeças extremamente complexo e uma recompensa à altura para quem resolvê-lo primeiro e de forma correta.

 

Como apenas um puzzle por vez fica disponível para todos os usuários do mundo, o algoritmo da criptomoeda aumenta a complexidade desses cálculos a medida em que mais pessoas tentam solucioná-los.

 

O mercado de mineração de Bitcoin é concorrido e demanda alguns custos iniciais, como por exemplo os equipamentos para mineração (hardware), energia elétrica a manutenção de equipamentos. A mineração de Bitcoin com equipamento doméstico só foi possível até 2013. Atualmente, só é possível ser um minerador com as máquinas ASICS, feitas exclusivamente para a mineração de Bitcoin.

 

 

Qual é a recompensa para a mineração de Bitcoin?

 

Qual é a recompensa para a mineração de Bitcoin?
Qual é a recompensa para a mineração de Bitcoin?

 

Para se ter uma ideia do tamanho dessa bonificação, atualmente um minerador responsável pela mineração de Bitcoin leva em torno de 12,5 moedas pela tarefa, o equivalente entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. Esse verdadeiro bolão atrai mineradores individuais, em grupo (conhecidos como pool) e até mesmo empresas especializadas em mineração de Bitcoin e outras criptomoedas – conhecidas como Altcoins.

 

Por conta da complexidade e dificuldade desta resolução, a mineração de Bitcoin envolve altos custos, principalmente atrelados aos softwares utilizados e a energia que eles consomem. É exatamente por isso que a China é o atual polo da mineração mundial. Outros países como Geórgia, Suécia e Estados Unidos também são conhecidos por serem mineradores ativos de criptomoedas.

 

Além das vantagens para quem se arrisca na solução dos cálculos, é a mineração do Bitcoin que permite que o Blockchain não dependa de uma estrutura centralizada e, claro, que as transações feitas ali sejam confiáveis e seguras.

 

A mineração de Bitcoin e o trabalho dos mineradores ajudam a manter a rede Bitcoin segura, aprovando transações de depósitos e saques entre todos os endereços de carteiras existentes. A mineração é uma parte importante do ecossistema Bitcoin, que assegura a prova de confiança das transações, enquanto mantém a rede estável e imutável – ou seja, sem a possibilidade de fraudes e alterações dos valores e moedas existentes.

 

Esse sistema confiável é inédito e só existe a partir do surgimento do Bitcoin e sua potente rede Blockchain.

 

Agora você sabe de onde surge o Bitcoin. Diferente do dinheiro de papel, que é emitido e distribuído por um governo, o Bitcoin não tem um órgão regulador responsável por sua emissão, pois ele é feito através da tecnologia e gerido por todas as pessoas participantes desse ecossistema.

 

Isso provê um modo inteligente para a emissão das criptomoedas, através de um sistema imutável e que trabalha com prova de incentivo para que mais pessoas façam parte da mineração de Bitcoin. Um “viva” aos mineradores!

 

Para comprar e vender Bitcoin em segurança, você pode iniciar na Braziliex. Clique aqui e abra a sua conta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.