Mineração ou Hold: dicas para ganhar dinheiro com Bitcoin

Entenda neste artigo especial que preparamos para você como mineração e hold de BTC podem te ajudar a ganhar dinheiro com Bitcoin. Boa leitura!

0 448

Assim como outras opções de investimento, é possível sim ganhar dinheiro com Bitcoin.

 

A criptomoeda oferece diversas oportunidades para lucrar em cima de negociações, através de diferentes técnicas e perfis de investimento. No mercado de criptos, há lugar para todos.

 

Conseguir ganhar dinheiro com Bitcoin é o sonho de muitas pessoas. Afinal, tudo pode ser feito sem sair de casa e as recompensas são altas, principalmente quando se conhece as particularidades do mercado.

 

As criptomoedas são um universo à parte dentro do cenário financeiro. Elas funcionam à sua própria maneira, com regras e características que fogem completamente do tradicional.

 

E o Bitcoin não é exceção à regra, muito pelo contrário, foi ele quem deu início a toda essa onda e, até hoje, se mantém como o criptoativo mais popular do mundo.

 

Assim, com tantas oportunidades, é preciso escolher com sabedoria em qual tipo de investimento apostar para ganhar dinheiro com Bitcoin. 

 

Hoje em dia, a mineração e o hold são estratégias que se destacam. Elas são capazes de oferecer bons resultados para os investidores, além de serem alternativas ao método tradicional de negociação, também conhecido como o trade.

 

Entenda, neste artigo que preparamos especialmente para você, o que são essas duas modalidades de investimento e como elas podem te ajudar a ganhar dinheiro com Bitcoin. Boa leitura.

 

 

Como ganhar dinheiro com Bitcoin?

Como ganhar dinheiro com Bitcoin?
Como ganhar dinheiro com Bitcoin?

 

Ainda existem muitas dúvidas a respeito de como ganhar dinheiro com Bitcoin. Apesar de parecer um mercado fácil, para investir em criptomoedas é preciso muito conhecimento e atenção ao cenário financeiro.

 

É necessário acompanhar a cotação das moedas, estar por dentro do que acontece na economia e até mesmo ao redor do mundo, nos mais diversos setores. Uma simples oscilação pode levar à perdas extremamente dolorosas, assim como ganhos estratosféricos.

 

Por isso, saber investir é essencial.

 

Um dos principais motivos pelo qual ainda não há um grande número de pessoas lucrando com o Bitcoin é a falta de conhecimento sobre o mercado. O universo, apesar de bastante amplo, ainda é pouco explorado no Brasil e, assim, muitas pessoas não entendem como ganhar dinheiro com Bitcoin, na prática.

 

Logo, o primeiro passo para começar a investir e ter sucesso é escolher qual estratégia adotar para lucrar com a moeda. Deste modo, temos: a mineração, o hold e o trade.

 

O trade é uma das táticas mais comuns hoje em dia, que consiste na compra e venda do ativo para obter lucros. Assim, os traders – nome dado aos investidores que adotam esta prática – entram no mercado com uma quantidade determinada de criptos e saem da operação vendendo o ativo quando o valor estiver mais alto. Isso, geralmente, acontece em um curto prazo.

 

Por outro lado, a mineração e o hold também são excelentes opções. A seguir veremos, detalhadamente, como cada uma delas funciona. Confira.

 

 

Mineração de criptomoedas

 

Um dos principais fatores que faz o Bitcoin ser tão valioso está relacionado a sua escassez no mercado, impulsionada por eventos como o halving, por exemplo, e a relativa complexidade de obtê-lo.

 

Assim como é feita a extração do ouro, a emissão de novas unidades do Bitcoin é feita através de um processo chamado “mineração”. Para isso, é necessário um forte poder computacional. O sistema de mineração do Bitcoin é gerido por um software próprio que demanda alta capacidade de processamento, sendo fundamental o uso de máquinas específicas, também conhecidas como ASICS.

 

Esses computadores são feitos especialmente para a mineração. Eles rodam para encontrar sequências que validem os blocos de transação do Bitcoin, conectando blocos anteriores aos atuais. No entanto, para que este procedimento aconteça, as máquinas precisam realizar milhares de cálculos por segundo, até encontrar a combinação correta para cada bloco.

 

A cada bloco minerado, os programadores recebem recompensas em Bitcoin. Ou seja, é necessário encontrar a sequência compatível para os blocos para só então ganhar dinheiro com Bitcoin. 

 

Apesar de ser uma forma de lucrar com a criptomoeda, esse sistema de recompensas foi fundamentalmente criado com a intenção de sustentar a rede, pagando em criptos àqueles que contribuem para o funcionamento da blockchain, por meio dos processos de validação de blocos. 

 

Portanto, a mineração é, basicamente, o sistema do Bitcoin pagando as pessoas que emprestam poder computacional para tornar o sistema ativo, por meio do registro de transações na blockchain. 

 

Os blocos de transação do Bitcoin são formados a cada 10 minutos em média. Cada um deles possui uma espécie de chave digital, chamada de hash. O hash de um bloco deve ser compatível ao do bloco anterior e posterior, de modo a construir a cadeia. Assim, o minerador é responsável por encontrar o hash através de problemas matemáticos complexos, que demandam alto poder computacional. E recebem recompensas por isso.

 

Além disso, a blockchain pode ser entendida como um grande “livro de registros”, onde constam as transações e movimentações feitas na rede, de forma cronológica e linear, assegurando a integridade e veracidade dos dados, tornando o sistema transparente, seguro e imutável.

 

Logo, a mineração representa uma boa forma de ganhar dinheiro com Bitcoin. Contudo, é preciso ter paciência, dedicação e dinheiro para comprar equipamentos de ponta.

 

 

Hold de criptomoedas

O termo “hold” significa “segurar” em inglês, e a aplicação do conceito no mundo das criptomoedas pode ser bastante literal. Afinal, a prática consiste na custódia de moedas digitais.

 

Investidores Holders, geralmente, possuem um perfil conservador, que visa o mínimo de perda em relação ao investimento inicial.

 

Sendo assim, o hold de criptomoedas é uma forma de investir, de médio a longo prazo, aguardando a valorização do ativo para a obtenção de um lucro maior. No planejamento, a espera pela alta do Bitcoin pode durar meses ou anos.

 

Deste modo, o investidor compra Bitcoins em um período de baixa e aguarda a valorização para, então, vender os ativos em conta.

 

Muitos holders, como são chamados os investidores que adotam essas estratégias, acreditam que as criptomoedas poderão substituir as moedas fiduciárias, ou seja, o papel-moeda, dentro de alguns anos. Assim, a custódia dos ativos daria a eles uma grande vantagem caso isso realmente aconteça algum dia.

 

Partindo desse pressuposto, o hold consiste em manter criptos em posse por um tempo indeterminado, até um momento de grande valorização.

 

Esta é uma estratégia de renda passiva, onde o capital investido cresce gradualmente junto a valorização da moeda no mercado.

 

O hold representa uma forma alternativa à mineração e ao trade para se ganhar dinheiro com Bitcoin, uma vez que a prática segue padrões de comportamento que visam altas históricas e excelentes oportunidades de investimento – são nesses momentos que os holders faturam. 

 

Os holders acreditam que os padrões do Bitcoin sempre se repetem. Especialistas afirmam que o ativo se move em ciclos e ao observar os gráficos de períodos anteriores, é possível visualizar esta tendência.

 

Em 2013, o Bitcoin atingiu a marca de US$ 198, alcançando uma alta histórica para a cotação do ativo. Nessa época, muitos investidores compraram a moeda e aguardaram até a próxima onda de valorização para negociarem mais ativos. A nova onda aconteceu em 2017 e até hoje é lembrada como a maior alta da história do ativo, registrada em US$ 19 mil.

 

Dessa forma, a estratégia hold pode funcionar a longo prazo, como muitos investidores fizeram entre 2013 e 2017, ou também em períodos mais curtos, em questão de meses, por exemplo. 

 

Assim como a mineração, o hold requer paciência e muito estudo. A análise do mercado não é nada fácil e para acertar nos investimentos, é necessário bastante conhecimento.

 

Por isso, acompanhar as cotações é fundamental, bem como ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado de criptos e na economia mundial. Existem diversos fatores que podem afetar a cotação da moeda, por isso, é preciso estar preparado(a).

 

Quando comprar? Quando vender? Qual será a próxima grande alta? Essas são questões que um holder deve sempre ter em mente.

 

 

Qual é o melhor estratégia para você?

Agora que você já conhece duas das principais modalidades para ganhar dinheiro com Bitcoin – hold e mineração – é hora de determinar qual é a melhor para o seu estilo de investimento.

 

Para isso, é preciso descobrir qual o seu perfil de investidor e traçar um planejamento a fim de definir como as aplicações serão feitas. Os perfis variam, basicamente, entre três categorias: existem os conservadores, os moderados e os agressivos.

 

Já em relação à duração dos investimentos, temos estratégias de curto, médio e longo prazo.

 

Assim, é preciso definir qual das modalidades combina melhor com o seu estilo e disponibilidade de capital, levando em consideração desde o total de lucro esperado até o tempo médio de retorno.

 

 

Perfis de investimento

Todos os investidores se enquadram em, ao menos, um tipo de perfil de investimento. Isso, por sua vez, varia de acordo com a estratégia adotada para a aplicação e pode mudar ao longo da jornada do investidor.

 

Há pessoas que começam no mercado de criptomoedas com estratégias mais conservadoras e, ao passar dos anos, adotam posturas mais agressivas, à medida que se adaptam ao mercado e conhecem melhor o comportamento da moeda.

 

No entanto, para iniciar na jornada de investimentos é preciso definir qual será o  seu perfil. Veja as características dos principais perfis: 

 

  • Conservador: um perfil conservador opta por segurança, acima de tudo. Ele entende a noção exata entre lucro e risco e faz suas aplicações com muita precaução, evitando que oscilações de mercado causem possíveis perdas. O investidor de perfil conservador, geralmente, opta por métodos como o hold.

 

  • Moderado: aqueles que possuem um perfil moderado optam por equilíbrio. Eles estão dispostos a correr riscos em busca de uma rentabilidade alta, mas tudo com moderação. Os investidores de perfil moderado tendem a conhecer os riscos e oportunidades das operações, aplicando capital àquilo que lhes convém, em médio e longo prazo, sempre visando expandir seu lucro para além das taxas tradicionais do mercado. 

 

  • Agressivo: o perfil agressivo não tem medo das oscilações do Bitcoin ou outras criptomoedas. Com uma postura dinâmica, eles se jogam no mercado em busca do melhor negócio. Geralmente, os investidores que seguem este perfil já estão habituados ao mercado, possuem alto capital para investimento e sabem como obter lucros através das variações, sem medo da volatilidade do Bitcoin. 

 

Há como ganhar dinheiro com Bitcoin em todas as situações citadas acima, seja você conservador, moderado ou agressivo. Basta encontrar qual modalidade se alinha melhor ao seu estilo e objetivos. 

 

 

Hold vs Mineração: qual escolher?

Afinal, é mais vantajoso apostar na mineração do Bitcoin ou no hold das criptomoedas? Como você já deve ter percebido, não há uma resposta certa para essa pergunta. Cada método de investimento possui suas vantagens e a escolha final depende de você!

 

O hold é ideal para quem não tem pressa em obter resultados e não vê problema em ganhar dinheiro com Bitcoin a longo prazo, seja dentro de um período de meses ou anos.

 

A estratégia é mais conservadora e pode ser aplicada a diversas criptomoedas, para além do Bitcoin. Nesse sentido, é preciso aplicar um volume considerável de capital para comprar uma determinada quantia e, enfim, esperar pela valorização do ativo.

 

Para isso, conhecimento sobre o mercado é fundamental, além do acompanhamento constante das cotações. 

 

Já a mineração é para aqueles que gostam de colocar a mão na massa e não desejam esperar conquistar renda de maneira passiva. Ao adotar esta estratégia para ganhar dinheiro com Bitcoin, você ainda contribui para o desenvolvimento da rede, ajudando a registrar transações na blockchain, como um integrante do sistema. No entanto, os custos com equipamentos podem ser elevados.

 

Apesar da alta demanda de poder computacional, ao adquirir uma máquina compatível com a mineração, é possível executar os blocos quando quiser. Ou seja, é possível minerar e obter Bitcoins a qualquer hora, dentro das possibilidades da blockchain e da velocidade da mineração.

 

Sendo assim, tanto o hold  quanto a mineração são excelentes formas de ganhar dinheiro com Bitcoin. Por isso, a estratégia adotada dependerá de você. Então, pare e pense: qual o seu objetivo ao investir em Bitcoin e o quanto você está disposto a correr riscos?

 

Após escolher a melhor opção de investimento, entre em contato com uma exchange de confiança, como a Braziliex, para guardar e realizar operações com as suas criptomoedas sem preocupações. 

 

Venha conhecer a Braziliex, crie já sua conta digital!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.