Saiba funciona uma transação de BTC em 6 passos!

Você já quis saber como acontece uma transação de BTC de modo que as moedas saiam de uma carteira e chegue ao destino final de forma segura? Vamos te mostrar!

0 47

O Bitcoin é uma opção popular de investimento e uma ótima alternativa para envio de valores de um ponto a outro, de forma rápida e com taxas baixíssimas! Logo, investir na criptomoeda pode ser uma boa para quem está pensando em participar desse universo financeiro.

 

Ao enviar Bitcoin da sua carteira para a carteira de outra pessoa (um amigo ou familiar do outro lado do mundo, por exemplo) é preciso pensar na transação de BTC e como ela irá ocorrer, visando um envio seguro, confiável e com taxas tão baixas que será incapaz de comparar a uma taxa comum praticada pelos bancos para realizar o mesmo serviço.

 

Mas, então, como funciona a transação de BTC? Continue lendo este artigo e descubra!

 

 

O mercado de Bitcoin

 

O universo das criptomoedas é muito amplo e cheio de possibilidades. Logo, existem várias opções na hora de transferir criptomoedas. Mas, a melhor alternativa é inicialmente comprar Bitcoin por uma corretora (as conhecidas exchanges) para após, transferir para a carteira de destino.

 

As exchanges são empresas especializadas na mediação de transações e segurança dos usuários, que têm como principal objetivo assegurar que todas as movimentações saiam como o planejado.

 

O ponto positivo de comprar Bitcoin por uma exchange é que você pode fazer um depósito de Reais e em seguida, trocar o seu R$ por BTC. Uma vez que você comprou Bitcoin e tem as moedas em sua carteira na corretora, a transação de BTC pode ser feita facilmente para a carteira de destino.

 

Dessa forma, para entrar no mercado de Bitcoin, você pode – e deve – contar com o suporte de uma exchangeNo entanto, como a transação de BTC acontece dentro desse sistema?

 

 

Passo a passo para uma transação de BTC

 

Uma transação de BTC acontece por meio de uma rede segura, imutável e ininterrupta, denominada “Blockchain”. No geral, as movimentações passam por uma série de etapas até serem concluídas, contando com o poderoso sistema de Blockchain.

 

Sendo assim, engana-se quem pensa que é só transferir os ativos e pronto. Na verdade, o sistema é bem mais complexo que isso e para entender como ele funciona você precisa conhecer cada etapa da transação de BTC. 

 

Mas vale informar que o Bitcoin é uma criptomoeda que, além de fornecer privacidade e controle sobre seu próprio dinheiro, também entrega a facilidade e inclusão para todas as pessoas: o seu papel como usuário é apenas realizar a transferência da sua carteira para o endereço da carteira de destino. Esse processo é bem simples.

 

O que vamos te explicar a seguir é o complexo processo de transferência que ocorre na rede do Bitcoin (Blockchain). Veja só:

 

 

Passo 1: Requisição

Para que uma transação de BTC aconteça, primeiramente é necessário que uma requisição seja feita.

 

Nesse momento, você deve ter acesso ao endereço da carteira virtual para onde enviará as moedas. Você será o remetente, enquanto quem receberá será o destinatário. O seu papel será preencher os dados do destinatário (endereço) e a quantidade de moedas que serão enviadas para dar início à movimentação.

 

Como funciona uma transação de BTC? Tela extraída do site www.braziliex.com
Como funciona uma transação de BTC? Tela extraída do site www.braziliex.com

 

 

Passo 2: Verificação

Em seguida, a rede analisa a transação e verifica se o saldo do usuário é suficiente e se a chave privada está correta, para dar continuidade ao processo. A partir dessa etapa, o remetente não fará participação ativa, uma vez que a rede Blockchain funciona com autonomia e é gerida pelos mineradores da rede.

 

Passo 3: Adição do bloco

A transação de BTC logo é unificada a um bloco de outras movimentações na rede e, então, os mineradores exploram o bloco a fim de conseguir extrair recompensas, emitindo, portanto, novos Bitcoins. Esse processo é chamado de “Mineração“.

 

A mineração é o processo faz acontecer uma transação de BTC!
A mineração é o processo faz acontecer uma transação de BTC!

 

Passo 4: Junção do bloco ao blockchain

Ao ponto que o bloco é minerado, ele é adicionado à blockchain, que transmitirá as novas informações para os demais usuários, atualizando a rede. Com isso, a primeira confirmação da transação de BTC é realizada. O registro da informação de que uma quantidade X de Bitcoin saiu da carteira do remetente e foi para a carteira do destinatário é gravado na rede em uma espécie de “livro caixa”.

 

Passo 5: Próximos blocos

Com o bloco validado pelo sistema, a transação de BTC é concluída e a cada bloco subsequente que entra na rede, a movimentação tem mais uma confirmação.

 

Durante esse processo, portanto, a segurança do usuário é garantida e o risco de fraudes ou ataques maliciosos é quase mínimo. Por isso, contar com o sistema de blockchain para a transação de BTC é essencial. 

 

Esse sistema descentralizado da rede Blockchain é uma tecnologia inovadora, nunca explorada antes da criação do Bitcoin.

 

As vantagens de uma transação de BTC são inúmeros, a começar pela segurança envolvida em todo esse processo, pelas taxas muito mais baixas do que as praticadas no mundo financeiro, a agilidade (cerca de 25 minutos para tudo acontecer), a privacidade, pois os seus dados pessoais não são gravados em um endereço de Bitcoin e muitos outros benefícios.

 

Passo 6: Transparência da rede Blockchain

A sua transação de BTC será registrada na Blockchain e podem ser consultada com uma hash (um código com letras e números, chamado txID), que identifica a transação efetuada. Em uma txID contém a quantidade de Bitcoin que você enviou, a hora e data que a carteira de destino recebeu e as taxas envolvidas no envio.

 

Quer saber mais sobre o universo das criptomoedas? Então venha conhecer a Braziliex e faça a sua primeira transação de BTC! A Braziliex oferece o máximo de segurança, rapidez nas operações e um suporte excelente para te ajudar neste processo.

 

Abra a sua conta: www.braziliex.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.